sexta-feira, 14 de março de 2008

Receita brasileira de Haddock

Hoje cedo estava numa comunidade de gastronomia na Internet, lá as pessoas diziam não encontrar Haddock no Brasil, e houve até quem dissesse que este é um peixe sem graça.

Essas colocações me deixaram intrigada, pois nunca saí do país e conheço Haddock desde criança, e sempre achei um peixe fascinante. A começar pela cor alaranjada de sua carne, depois pelo sabor forte e marcante. Só depois viria a saber que o sabor era devido ao processo de defumação. Não importa, nunca comi Haddock sem graça.

O Haddock é
um peixe escocês chamado Eglefim, primo distante do bacalhau que era rebatizado Haddock depois de ser defumado. Aqui no Brasil, dificilmente se encontra de outra forma que não defumado.
De textura firme, praticamente sem espinhas, seu sabor é delicado e marcante, por causa da defumação. Até por isso, não pede grandes malabarismos em seu preparo.

Corte o haddock em pedaços e coloque numa panela com meia medida de água e mais meia medida de leite, ambos frios. A quantidade de água e de leite, naturalmente, dependem da quantidade de peixe que você for cozinhar. Quando ferver, deixe cozinhar por mais 5 minutos. Apague o fogo e deixe 10 minutos. Escorra.

O uso do leite nesse cozimento é importante para suavizar o sabor da defumação, por isso também é importante escorrer o caldo.


Prepare um molho branco tradicional e finalize o prato com manjericão fresco. Um prato simples e divino, agrada até quem não gosta de peixes normalmente.

3 comentários:

  1. Nunca cozinhei haddock antes e agora vou me arriscar. Pelo visto, não é preciso demolhá-lo antes e cozinha rápido, certo? Se fizer uma mistura de creme de leite, basta cobrílo após o cozimento ou é melhor gratinálo? Obrigada, veraci

    ResponderExcluir
  2. Não é bom gratinar creme de leite. O creme de leite é muito sensível ao calor, o ideal é submetê-lo a baixas temeperaturas. Então basta cobrir ao final do cozimento. De toda forma não aconselho o uso do creme de leite. O peixe já tem um sabor bem característico e é gorduroso também, o creme de leite pode deixá-lo enjoado.

    ResponderExcluir
  3. Algúem sabe a receita de Hadock com purê de maçã do restaurante Carlota da Carla Pernambuco?
    Margareth

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.