segunda-feira, 3 de março de 2008

Tomate Confit, o primo do tomate seco, preparado pelo meu primo André

André Carneiro, meu primo, é estudante de gastronomia e estagiário na cozinha do Copacabana Palace. Por ocasião do meu aniversário ele me ofereceu um jantar delicioso que faço questão de dividir com vocês.

Para entrada, a tradicional salada verde com crutons regada a azeite de oliva extra virgem; como prato principal, atum grelhado com purê de batata baroa e tomate e pimentão confit.

A sobremesa foi contribuição minha, um pavê de limão com raspas de chocolate de menta decorado com carambolas. Mas essa receita fica pra amanhã, hoje brindo o leitor com a receita do primo do tomate seco.

Ingredientes:

Seis tomates médios maduros e firmes, azeite (extra virgem sempre), 1 dente de alho picado, sal e pimenta a gosto e 10 g de glaçúcar.

Ao trabalho:

Numa assadeira coloque os seis tomates e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Deixe esfriar e tire a pele. Com as mãos, prense os tomates até que fiquem achatados, corte ao meio e tire as sementes. Pincele um pouco de azeite, salpique 1 dente de alho picado, tempere com sal e pimenta a gosto. Polvilhe glaçúcar sempre dos dois lados. Numa assadeira, arrume os tomates e leve ao forno a 90º C, por 1 hora.

Na receita de tomate confit do meu primo André, no lugar do sal marinho ele usou flor de sal. É uma camada fina, que se forma na superfície da maré salgada durante a evaporação contínua. Este sal não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa. É uma variação do sal marinho, só que ainda mais puro.

A flor do sal contém todos os 84 oligoelementos e micronutrientes encontrados no mar. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

8 comentários:

  1. Seu primo copiou a receita do programa Mais Voce da Ana maria braga?? com as mesmas palavras e virgulas ?? Se for assim...lamentável !!

    ResponderExcluir
  2. Não, querido, meu primo aprendeu essa receita quando trabalhou no restaurante Olivier Cozan, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A flor de sal que usou foi um presente do próprio Cozan. Aqui no Gororobas não fazemos cópia de matérias de outros veículos, primamos por trazer sempre novas informações, curiosidades e receitas deliciosas para nossos leitores.
    Lamentável foi o seu engano.

    ResponderExcluir
  3. Por via das dúvidas , procurei a receita no site do Mais você e não achei nenhuma receita de tomate confit...

    ResponderExcluir
  4. Com todo o respeito, pelo seu primo, e pelo seu site, mas alguém copiou sim.

    De uma checada no link http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Peixes_Frutos_do_Mar/0,,REC1535-7773-56+BACALHAU,00.html

    Se ele não copiou, é bom avisar no Mais você...

    ResponderExcluir
  5. A receita não foi copiada! O trabalho feito no gororobas é cuidadosamente elaborado com pesquisas das quais citamos as fontes. Fosse o caso de copiar alguma coisa, com certeza não seria da Ana Maria. Todo o serviço prestado aqui é por amor e não perderei mais meu tempo com comentários maldosos. Manter um veículo com atualização diária e atender prontamente às dúvidas de todos os leitores já me toma muito tempo.

    Os reias leitores deste blog jamais levantariam falso sobre o trabalho aqui realizado.

    ResponderExcluir
  6. COPIADISSIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ate no glacucar ela viajou...

    ResponderExcluir
  7. Pode até não ter sido copiado, mas é muita coincidência a receita ser tão parecida, para não dizer igual. Eu vi outra receita na internet, onde não se fala de "glaçucar", mas de açúcar ou de açúcar de confeiteiro... Ficou mesmo estranho.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, assim que cheguei aqui pensei: igual a receita anterior! Fui ler os comentários e... outras pessoas falando isso. Estranho! A receita é essa aqui:
    http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Peixes_Frutos_do_Mar/0,,REC1535-7773-56+75+BACALHAU,00.html

    Está um pouco abaixo do texto do link acima. A diferença aqui é só a historinha do primo.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.